Na noite do dia 22 de maio, a Regional Curitiba do Crea-PR concluiu seu ciclo de Reuniões Preparatórias Regionais (RPR) para o 12º Congresso Estadual de Profissionais (CEP), totalizando 66 propostas debatidas por profissionais da engenharia, agronomia e geociências. O evento reuniu representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua, lideranças públicas e profissionais das diversas áreas tecnológicas, encerrando a etapa regional com uma expressiva participação. O 12º CEP acontece de 23 a 25 de julho, em Foz do Iguaçu.
Ao longo do ciclo em Curitiba, as propostas foram inicialmente elaboradas e discutidas nas Reuniões Preparatórias de Inspetoria (RPIs) e, na RPR, as mais relevantes foram priorizadas para avançar à etapa estadual. Uma das propostas selecionadas — dentro do eixo temático Saneamento Básico — foi apresentada pelo engenheiro civil Cassio Vinicius, engenheiro da Nativa Empreendimentos.
A proposta do engenheiro Cassio Vinicius aborda a obrigatoriedade do uso de pavimento intertravado drenante (paver drenante) em novos projetos de loteamentos e condomínios urbanos no Brasil. A medida tem como foco o enfrentamento de um dos problemas urbanos mais recorrentes: os alagamentos decorrentes da impermeabilização excessiva do solo.
Segundo o engenheiro, o paver drenante oferece uma solução técnica viável, eficiente e de fácil manutenção, permitindo o escoamento e a infiltração gradual da água da chuva, reduzindo a sobrecarga nas redes pluviais e contribuindo para a recarga do lençol freático. Além disso, a proposta prevê que os projetos considerem as características geotécnicas e hidrológicas do terreno, garantindo a efetividade da drenagem.
A proposta foi selecionada como uma das três prioritárias do eixo Saneamento Básico e segue agora para a etapa estadual do CEP, onde será debatida junto a outras proposições de todo o Paraná. Caso avance para o Congresso Nacional de Profissionais (CNP), previsto para outubro em Vitória (ES), poderá integrar as diretrizes defendidas pelo Estado no âmbito nacional.
Engenheiro Cassio Vinicius
Com o tema central “O papel da engenharia, da agronomia e das geociências no desenvolvimento nacional com sustentabilidade”, o 12º CEP mobiliza profissionais de todo o país em torno da construção de propostas que possam orientar políticas públicas, normativas e ações institucionais voltadas ao desenvolvimento do Brasil.
A participação de engenheiros como Cassio Vinicius demonstra o comprometimento da categoria com soluções técnicas de impacto social, ambiental e urbano. Ao priorizar tecnologias sustentáveis como o paver drenante, a engenharia contribui ativamente para cidades mais resilientes, seguras e inteligentes.
Confira abaixo os resultados das eleições: Delegados eleitos: https://sig.crea-pr.org.br/cep/Arquivos/RPR_Curitiba_ResultadoDelegados.pdf Propostas priorizadas: https://sig.crea-pr.org.br/cep/Arquivos/RPR_Curitiba_ResultadoPropostas.pdf
Guaratuba em Expansão: O Boom de Infraestrutura que Impulsiona o Mercado Imobiliário
Um novo capítulo para Guaratuba – e para quem ama viver aqui