O aeroporto municipal será ampliado com um investimento de R$ 33 milhões do Governo do Estado do Paraná, permitindo pela primeira vez a operação de voos comerciais regulares. O projeto prevê a ampliação da pista de 1.000 para 1.300 metros e de 18 para 23 metros de largura, adequando a estrutura às normas da ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil e permitindo a operação de aeronaves como o ATR 42-300. Além disso, o pátio de aeronaves será duplicado, haverá novo sistema de balizamento noturno em LED, sinalização retroreflexiva e melhorias de segurança, como muro de concreto e tela galvanizada.
(imagens do projeto: Prefeitura de Guaratuba)
Essas mudanças vão muito além da infraestrutura. Significam mais mobilidade, maior capacidade de atração turística, fortalecimento do setor imobiliário, geração de empregos e novas oportunidades de negócios.
Entre tantas obras anunciadas, teremos também a duplicação da rodovia PR-412, entre Guaratuba e Garuva, que fortalece a integração logística da região e amplia a mobilidade interestadual.
Esses projetos impulsionam turismo, atraem investidores, beneficiam o setor imobiliário e contribuem para o crescimento econômico sustentável do Litoral do Paraná. Acredito que estamos mais próximos de nos consolidarmos como polo de desenvolvimento.
Como empresário e apaixonado por Guaratuba, vejo essa conquista como parte de um conjunto maior de transformações — da ponte à revitalização da orla e duplicação de rodovias — que projetam nossa cidade para um futuro de mais prosperidade e qualidade de vida.
Guaratuba está decolando! E eu acredito que este é apenas o começo.
ICMS Ecológico em Guaratuba: quando conservar a natureza também gera desenvolvimento
Duplicação da PR-412 entre Guaratuba e SC avança: licitação definida e acordo no STF garantem obras dos dois lados