Empresas expoentes em suas áreas de atuação, a Nativa Empreendimentos e a Baggio Schiavon Arquitetura (BSA) somam quase cem anos de história e milhares de pessoas atendidas. Com mais de 1.100 projetos entregues, o escritório fundado pelos amigos de escola Manuel Marcos Baggio Pereira e Flávio Appel Schiavon assinou, pela primeira vez, a fachada de um edifício em Guaratuba. Ao lado da Nativa, eles participam do Edifício Mônaco, o principal empreendimento imobiliário da cidade.
A seguir, compartilhamos a entrevista concedida à Revista Nativa por Manuel Marcos Baggio Pereira, sócio da BSA, em que ele fala sobre sua trajetória, a relação com Guaratuba e o início da parceria com a Nativa.
Manuel Marcos Baggio e Heros Fanini
– Quando criança, eu morava em uma casa na Getúlio Vargas com vista para alguns edifícios industriais. Um deles me chamava atenção: o Moinho Paranaense, conhecido como Moinho Rebouças, que hoje abriga a sede do Vale do Pinhão. Aos oito anos, desenhei o prédio em perspectiva a partir da janela do meu quarto. Meus pais ficaram impressionados, mas eu ainda não imaginava meu futuro profissional.
Após concluir meus estudos no Medianeira, entre Engenharia Civil e Arquitetura, escolhi seguir pela Arquitetura. Meu pai achava que a Engenharia Civil abriria mais espaço na empresa da nossa família, a Marcos Baggio Construtora e Materiais de Construção, mas minha vocação me levou para a Arquitetura. Ingressei na primeira turma de Arquitetura e Urbanismo da PUC-PR, em 1976. Tivemos professores notáveis, muitos vindos da UFPR, como Domingos Bongestabs, Abrão Assad, Orlando Busarello, Joel Ramalho, Leonardo Tossiaki Oba — e o curso era coordenado por ninguém menos que Jaime Lerner.
– O Flávio (Schiavon) era meu colega desde o Medianeira e também cursamos juntos Arquitetura na PUC-PR. Um ano antes da formatura, começamos a fazer estudos de viabilidade para a Marcos Baggio, com foco em fachadas e plantas. Como não podíamos assinar os projetos ainda, o arquiteto da empresa orientava e fazia ajustes.
Após nos formarmos, fundamos a Baggio Schiavon Arquitetura. Nosso primeiro escritório foi na Galeria Ritz, no centro de Curitiba, depois mudamos para a rua Doutor Pedrosa, e hoje estamos na nossa sede na rua Pasteur, no bairro Água Verde.
Manuel Marcos Baggio e Flávio Schiavon
– Hoje temos uma equipe com mais de 30 arquitetos, além dos setores de marketing e financeiro. Sempre valorizamos a liberdade criativa, mas com controle de qualidade e participação direta em todos os projetos. Isso garante uma linha de trabalho com a assinatura BSA.
Já entregamos mais de 1.100 obras, com foco principal em projetos imobiliários privados, principalmente edifícios comerciais e residenciais.
– Fiquei muito honrado quando o Heros Fanini, Diretor Comercial da Nativa, nos procurou por indicação de um grande amigo em comum que já conhecia nosso trabalho. Percebi rapidamente que compartilhamos valores, como responsabilidade e busca pela excelência.
A Nativa Empreendimentos tem mais de 50 anos de atuação, e tudo o que é feito com capricho, qualidade e dedicação tende a ter longa permanência no mercado. Assim nasceu o convite para desenvolvermos o projeto da fachada do Edifício Mônaco.
Croqui Edifício Mônaco por Baggio Schiavon Arquitetura
– Foi uma experiência muito bacana. Trabalhamos com base na planta já definida e no espaço disponível, sempre buscando integrar conhecimento técnico e sensibilidade estética.
Analisamos o entorno, os edifícios vizinhos e possíveis interferências. O objetivo era criar uma fachada agradável visualmente, mas também funcional e confortável para os moradores. Pensamos em proteção térmica, com uso de brises (elementos que protegem da incidência solar), privacidade e conforto. Para nós, o edifício é uma escultura em grande escala, que será contemplada de perto e de longe por muito tempo. A responsabilidade nesse tipo de projeto é imensa.
Edifício Mônaco – Nativa Empreendimentos
– Guaratuba é meu balneário preferido. Frequento desde menino, pois meus pais tinham casa em Brejatuba. Hoje, tenho minha casa na baía de Guaratuba, que considero uma das mais bonitas do Sul do Brasil — ótima para esportes náuticos.
Costumo aproveitar os momentos de descanso por lá. Frequento os restaurantes do Vandir (Restaurante Família Esmaniotto), especialmente no Iate Clube de Guaratuba, além de alguns quiosques na orla. É um lugar pelo qual tenho grande carinho.
A parceria entre a Nativa Empreendimentos e a Baggio Schiavon Arquitetura une tradição, inovação e profundo respeito pelo ambiente urbano. O Edifício Mônaco representa esse encontro — mais do que um projeto imobiliário, ele expressa a dedicação de quem entende a arquitetura como uma forma de arte e de compromisso com o bem-estar de quem habita a cidade.
Saiba mais sobre o Edifício Mônaco: https://nativaempreendimentos.com.br/empreendimentos/edificio-monaco/
Programa de Fauna da Ponte de Guaratuba já monitorou mais de 18 mil animais no Litoral do Paraná
17º Mutirão de Limpeza retira 3,2 toneladas de lixo da Baía de Guaratuba