Onde a vida é mais leve, o investimento também chega. Nós acompanhamos de perto o avanço das obras que estão redesenhando o Litoral do Paraná — da ponte sobre a Baía de Guaratuba ao novo aeroporto municipal, passando por duplicações de rodovias e revitalização de orlas. A seguir, reunimos as 10 intervenções mais relevantes já anunciadas oficialmente e em andamento, com links diretos para as fontes públicas.
O Litoral vive um ciclo de crescimento. Segundo as Estimativas da População 2025 do IBGE, a região litorânea do Paraná cresceu 0,73% entre 2024 e 2025, acima das médias do Estado (0,56%) e do Brasil (0,39%), somando 314,8 mil habitantes — +2,3 mil moradores em um ano (fonte oficial – Governo do PR citando IBGE e IBGE – release nacional). Esse movimento pressiona infraestrutura, mobilidade e serviços — e as obras a seguir endereçam justamente esses pontos.
Obra histórica para integrar definitivamente Guaratuba a Matinhos e ao restante do Estado. Em julho de 2025, a obra chegou a 70% de execução e entrou na fase de instalação dos estais do trecho estaiado (AEN – 31/07/2025). A previsão de conclusão é abril de 2026, conforme o site oficial da obra (Ponte de Guaratuba – Governo do PR). Investimento aproximado: R$ 387 milhões (AEN – 03/09/2025).
Estão previstos ajustes de acessos, ciclovias e rotatórias no entorno, conforme mapas oficiais publicados ao longo do acompanhamento da obra (AEN – acessos da ponte).
Guaratuba, 21 de agosto de 2025 – Ponte de Guaratuba.Foto: Roberto Dziura Jr/AEN
Anunciada em 27/08/2025, a reforma amplia pista, pátio e terminal para adequação às normas de aviação e recepção de aeronaves de maior porte. Investimento: R$ 33 milhões (AEN – 27/08/2025).
Obra em pavimento de concreto ao longo de 14,28 km, com investimento de R$ 274 milhões. Ordem de serviço e início em julho de 2025 (Governo do PR – 18/07/2025). A intervenção melhora a principal ligação entre Matinhos e Pontal do Paraná (AEN – 03/09/2025).
PR-412 Matinhos a Praia de Leste – futura duplicação
Avança o processo de licitação para a duplicação no lado paranaense (SEIL – Licitação PR-412), enquanto o acordo PR–SC prevê a duplicação da SC-417 até a BR-101, destravando um impasse de quase 40 anos relacionado a royalties do petróleo (AEN – 11/01/2024). O Paraná investirá cerca de R$ 365 milhões nesse eixo (AEN – 03/09/2025).
Foto: Felipe Henschel/AEN
Obra de R$ 354,4 milhões com micro e macrodrenagem, engorda da faixa de areia e urbanização já executadas (AEN – 03/09/2025). A iluminação cênica conta com 145 superpostes ao longo de 6,3 km, com R$ 15 milhões em aporte estadual (AEN – 29/08/2025).
Nova Orla de MatinhosFoto: Roberto Dziura Jr/AEN
A fase 1, entre Monções e Canoas (3,66 km), está contratada e em execução, com R$ 34,5 milhões; a fase 2 avança em licenciamento e procedimentos (AEN – 31/07/2025; AEN – 21/02/2025; AEN – 10/02/2025). A reestruturação do Molhe e Guia de Corrente de Pontal do Sul também avança (R$ 9,4 mi, AEN 26/08/2025) (AEN – 26/08/2025).
Projeto do Paraná Projetos para revitalização de aproximadamente 10,8 mil m², com investimento estimado em R$ 24 milhões e licitação a cargo do IAT (AEN – 26/08/2025). Estão previstos deck de madeira contínuo, mobiliário, acessibilidade e paisagismo.
https://www.youtube.com/watch?v=o2xI2u2ntcY
Conjunto de obras com valores detalhados: saneamento (R$ 30 mi, iniciativa privada); 33 passarelas (R$ 1,3 mi); praça ao ar livre (R$ 494 mil); praça de alimentação (R$ 1,05 mi); receptivo (R$ 118 mil); nova sede do IAT (R$ 561 mil) (AEN/IAT – 03/09/2025; IAT – 01/08/2025; AEN – 30/01/2025; IAT – passarelas).
Foto: Daniel Castellano/SEDEST
Implementação de radar, 7 estações meteorológicas, 7 hidrológicas, 4 marégrafos, 2 ADCP, 2 ondógrafos e 1 boia oceanográfica. Investimento: R$ 70 milhões; prazo estimado: 3 a 4 anos (AEN – 03/09/2025). Em agosto de 2025, o Simepar instalou a 1ª estação de montanha do PR no Pico Marumbi e três pluviômetros na Estrada da Graciosa, além de prever sensores de umidade do solo e 10 estações de movimentação de terra (AEN – 27/08/2025).
Foto: Alessandro Vieira/SESA
A primeira estrutura (189 m²) já está em operação na Estação Náutica de Paranaguá e outras sete estão em implantação em áreas protegidas de Paranaguá, Pontal do Paraná e Guaratuba. Investimento: R$ 6.702.222,21 (AEN – 03/09/2025).
Foto: AEN
Inaugurada em 20/09/2024, conecta a Ilha dos Valadares ao centro de Paranaguá. Investimento: R$ 13,4 milhões (AEN – 20/09/2024).
Trecho urbano da PR-412 concluído em 2024, com R$ 57,7 milhões e macrodrenagem do Canal do Rio da Draga (AEN – 03/09/2025).
Após decisão do TRF-4, o Estado pode retomar o licenciamento com EIA/RIMA válidos e trabalhar na Licença Prévia para nova rodovia paralela à PR-412 e canal de macrodrenagem (AEN – 16/07/2025).
O Lote 2 prevê faixas adicionais nos 81 km da BR-277 entre Curitiba e Paranaguá e, no 4º ano de contrato, a duplicação da PR-407 (13,9 km) (AEN – 12/03/2024; AEN – 03/09/2025).
Mais mobilidade, segurança hídrica, estrutura turística e valorização urbana. Para nós, da Nativa, é a confirmação de um caminho que escolhemos lá atrás: empreender com responsabilidade, conectando qualidade de vida, natureza e desenvolvimento. É assim que fazemos do nosso slogan uma realidade concreta — “Onde a vida é mais leve.” 🌿
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