Na noite do dia 22 de maio, a Regional Curitiba do Crea-PR concluiu seu ciclo de Reuniões Preparatórias Regionais (RPR) para o 12º Congresso Estadual de Profissionais (CEP), totalizando 66 propostas debatidas por profissionais da engenharia, agronomia e geociências. O evento reuniu representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua, lideranças públicas e profissionais das diversas áreas tecnológicas, encerrando a etapa regional com uma expressiva participação. O 12º CEP acontece de 23 a 25 de julho, em Foz do Iguaçu.
Ao longo do ciclo em Curitiba, as propostas foram inicialmente elaboradas e discutidas nas Reuniões Preparatórias de Inspetoria (RPIs) e, na RPR, as mais relevantes foram priorizadas para avançar à etapa estadual. Uma das propostas selecionadas — dentro do eixo temático Saneamento Básico — foi apresentada pelo engenheiro civil Cassio Vinicius, engenheiro da Nativa Empreendimentos.
A proposta do engenheiro Cassio Vinicius aborda a obrigatoriedade do uso de pavimento intertravado drenante (paver drenante) em novos projetos de loteamentos e condomínios urbanos no Brasil. A medida tem como foco o enfrentamento de um dos problemas urbanos mais recorrentes: os alagamentos decorrentes da impermeabilização excessiva do solo.
Segundo o engenheiro, o paver drenante oferece uma solução técnica viável, eficiente e de fácil manutenção, permitindo o escoamento e a infiltração gradual da água da chuva, reduzindo a sobrecarga nas redes pluviais e contribuindo para a recarga do lençol freático. Além disso, a proposta prevê que os projetos considerem as características geotécnicas e hidrológicas do terreno, garantindo a efetividade da drenagem.
A proposta foi selecionada como uma das três prioritárias do eixo Saneamento Básico e segue agora para a etapa estadual do CEP, onde será debatida junto a outras proposições de todo o Paraná. Caso avance para o Congresso Nacional de Profissionais (CNP), previsto para outubro em Vitória (ES), poderá integrar as diretrizes defendidas pelo Estado no âmbito nacional.
Engenheiro Cassio Vinicius
Com o tema central “O papel da engenharia, da agronomia e das geociências no desenvolvimento nacional com sustentabilidade”, o 12º CEP mobiliza profissionais de todo o país em torno da construção de propostas que possam orientar políticas públicas, normativas e ações institucionais voltadas ao desenvolvimento do Brasil.
A participação de engenheiros como Cassio Vinicius demonstra o comprometimento da categoria com soluções técnicas de impacto social, ambiental e urbano. Ao priorizar tecnologias sustentáveis como o paver drenante, a engenharia contribui ativamente para cidades mais resilientes, seguras e inteligentes.
Confira abaixo os resultados das eleições: Delegados eleitos: https://sig.crea-pr.org.br/cep/Arquivos/RPR_Curitiba_ResultadoDelegados.pdf Propostas priorizadas: https://sig.crea-pr.org.br/cep/Arquivos/RPR_Curitiba_ResultadoPropostas.pdf
Programa de Fauna da Ponte de Guaratuba já monitorou mais de 18 mil animais no Litoral do Paraná
17º Mutirão de Limpeza retira 3,2 toneladas de lixo da Baía de Guaratuba