A tão aguardada ponte sobre a baía de Guaratuba, uma das obras mais emblemáticas do Paraná, alcançou 50% de execução e agora tem nome oficial: Ponte do Bom Sucesso. A escolha homenageia Nossa Senhora do Bom Sucesso, padroeira de Guaratuba, e simboliza a fé, a união e a esperança do povo guaratubano.
Nossa Senhora do Bom SucessoFoto: Francisco del Castillo
O anúncio foi feito durante uma cerimônia emocionante à beira da obra, que contou com a presença de autoridades, moradores, trabalhadores e fiéis. A revelação do nome deu um novo significado à estrutura, que representa muito mais do que um avanço viário — é também um símbolo de conexão entre pessoas, territórios e tradições.
Foto: Jonathan Campos/AEN
“A padroeira de Guaratuba representa proteção e união. E essa ponte também. Ela vai transformar nossa realidade, mas sem perder nossa identidade”, destacou Rafael Greca, Secretário de Desenvolvimento Sustentável do Paraná.
Com previsão de entrega para abril de 2026, a Ponte do Bom Sucesso está sendo construída com investimento de R$ 386,9 milhões do Governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR). Quando concluída, a estrutura terá:
1.244 metros de extensão;
Quatro faixas de tráfego (duas em cada sentido);
Duas faixas de segurança;
Barreiras rígidas de concreto;
Calçadas com ciclovia e guarda-corpo.
A obra avança com rapidez e excelência técnica. Já foram utilizadas:
Mais de 2 mil toneladas de aço;
14 mil metros cúbicos de concreto;
73% das estacas concluídas (47 de 64);
10 travessas da mesoestrutura finalizadas (de um total de 22);
81 vigas longarinas fabricadas, com 62 já instaladas;
30% das lajes do piso já concretadas.
No trecho estaiado — a parte mais desafiadora da obra — as torres principais estão com as fundações e pilares finalizados. Os esforços agora se concentram na construção da aduela de partida, ponto inicial do tabuleiro que dará forma à travessia.
Enquanto isso, os acessos também avançam. Em Guaratuba, estão sendo executadas contenções com técnicas como solo grampeado, estacas-raiz e tirantes. Do lado de Matinhos, o desvio provisório já foi finalizado, coincidente com o futuro acesso ao bairro Cabaraquara.
A Ponte do Bom Sucesso está transformando a realidade do Litoral do Paraná. Com a conclusão da obra, o ferry-boat deixará de operar, reduzindo drasticamente o tempo de travessia entre Matinhos e Guaratuba — que hoje pode levar até duas horas — para apenas alguns minutos.
“Estamos em 50% da ponte e já vemos o quanto isso tem mudado a cidade. O impacto local será gigantesco”, afirmou Maurício Lense, prefeito de Guaratuba.
Mais de 600 trabalhadores estão envolvidos na obra, que já está gerando impacto direto no desenvolvimento urbano, no turismo e na valorização imobiliária da região.
“Muitas batalhas foram vencidas para esta obra sair do papel. Quem agradece é o povo do Litoral, que terá a vida transformada com esta ponte”, destacou Eduardo Dalmora, prefeito de Matinhos.
Durante a visita ao canteiro de obras, o governador Ratinho Junior foi homenageado com o título de Cidadão Honorário de Guaratuba. O padre Reginaldo Manzotti abençoou oficialmente a obra, destacando o orgulho dos paranaenses por uma construção que une infraestrutura moderna e significado cultural.
Também foi prestada uma homenagem simbólica aos trabalhadores da obra, representados por Orres Vicente da Silva, como forma de reconhecimento pelo esforço coletivo que está tornando esse sonho realidade.
Acompanhe o progresso da Ponte do Bom Sucesso em tempo real:🔗 www.pontedeguaratuba.pr.gov.br
Na Nativa Empreendimentos, valorizamos iniciativas que promovem conexão, progresso e qualidade de vida. A Ponte do Bom Sucesso é a prova de que grandes transformações começam com a fé de um povo e o compromisso de realizá-las.
Programa de Fauna da Ponte de Guaratuba já monitorou mais de 18 mil animais no Litoral do Paraná
17º Mutirão de Limpeza retira 3,2 toneladas de lixo da Baía de Guaratuba